Saia ou calça? O que as minhas roupas “dizem” quando vou à igreja?

Ultimamente temos visto em nossas paróquias muitas meninas usando saia longa, principalmente nas novas comunidades. Eu sou suspeita para falar desse assunto porque eu amo saias e vestidos de  quase todos os modelos, mesmo tendo 1,57, não estou nem aí quando me dizem “saia longa não fica bem em baixinhas” rs. Acho sim, que as mulheres ficam muito mais lindas quando estão usando uma saia ou um vestido, você pode não concordar comigo agora, mas pega uma foto sua em um aniversário, ou batizado, alguma ocasião especial em que você usou um vestido. Dá uma olhadinha lá. Ahhh tenho certeza que estava linda! Eu me lembro que há uns 15 anos atrás ou mais, até durante a minha infância e adolescência, quem usava saia longa e vestido longo eram as mulheres crentes, pelo menos na realidade onde eu vivo. Engraçado que quando comecei a aderir, algumas amigas diziam “você está igual a uma crente” mal sabem elas que todas somos crentes rsrs enfim eu não ligava e lá ia eu toda feliz para o grupo de oração e para a missa com minha saia longa ou meu vestido longo, depois passei usar saia midi também, amo! Só que na verdade, eu estava cansada do uniforme da mulher católica calças jeans e blusa de algum Santo de devoção. Não estou dizendo que é feio ou errado, já usei muito, não me entendam mal, mas eu realmente estava cansada e eu estava em um outro nível (quando digo nível não estou dizendo superior nem inferior, apenas outro nível) de descoberta da minha feminilidade como mulher cristã. E passei a me questionar sobre os conceitos e pensamentos de que para ir a igreja eu tinha que me vestir com “aparência” de santidade, de pobreza e humildade e isso significava calça jeans e a blusa com alguma frase da bíblia ou imagem de Santo, sem maquiagem de preferência. Não! Vestes de santidade estão muito além da roupa física. Comecei a me questionar. Porque que quando eu ia numa festa, ou ter um encontro especial com alguém eu me arrumava da melhor forma possível, me maquiava, passava perfume, mas para me encontrar com o Reis dos Reis, o Senhor dos Senhores, o Dono da minha vida, meu Senhor e Salvador eu tinha que colocar a roupa mais simples possível, fazer cara de piedade, de chinelo até em algumas situações. Quando eu era criança, lia muito as histórias em quadrinhos de Chico Bento, e eu me lembro que a melhor roupa que ele tinha era a roupa de missa rs, isso porque ele era um caipira, usava roupa rasgada, andava descalço, mas no dia da Missa ele colocava a melhor roupa que ele tinha. Isso fazia do Chico Bento um menino metido, ou superficial ou soberbo? Não, muito pelo contrário, era engraçado, humilde, bom coração e muito fofo.

“A forma como você se veste é uma maneira de mostrar quão importante é a pessoa com quem você se encontrará”

Uma vez escutei essa frase e pensei, Meu Deus, o quão equivocada eu estava e pedi perdão ao Senhor, porque Ele é o meu Deus, Ele é aquele que no momento de proclamar o Santo, na santa missa os anjos descem do céu e vem para cantar e adorar conosco. Ele é o Altíssimo Senhor. Podemos nos vestir casualmente em qualquer ocasião, temos todo o direito, mas na Santa Missa é preciso levar isso a sério. Devemos dar honra ao nosso Deus. Você pode dizer , a Priscila, mas vai do costume local. Sim, é verdade, mas isso não é desculpa. Deveríamos fazer igual ao Chico Bento, ter roupa de Missa.

Calça ou Saia? 

(imagens da internet)

Bom, se a sua calça não está levando o seu irmão do banco de trás a pecar, tudo bem. Se a sua saia tem o tamanho adequado que ao sentar não estará fazendo Padre que está lá no altar pecar, ótimo!

Realmente, creio eu, que não é a calça que te tornará menos feminina e nem a saia te tornará mais. Mas sim a sua maneira, o seu jeito, a sua intenção, o sacríficio que você fez para estar bem vestida para o encontro com o seu Amado. O brinco que você escolheu, a maquiagem que você passou, o perfume, o jeito que você arrumou seu cabelo, a sua maneira de tratar as suas irmãs de comunidade. É um conjunto de coisas. Quem sou eu para dizer a você o que usar, você pode até estar pensando isso rs. Mas estou aqui partilhando com vocês o que tenho aprendido. Muitas vezes vestimos nossos jeans e camiseta porque é o mais rápido e o mais prático. Isso mostra o valor que damos ao lugar que estamos indo. Sei que as vezes estamos realmente atrasados porque chegamos de algum lugar, ou tivemos que ir direto para a igreja, e nem sempre teremos tempo suficiente para nos arrumarmos de maneira adequada, mas isso não é sempre não é meninas?

Alguns podem até dizer: “Ah mas Deus não vê isso, Ele vê o meu coração, Ele sabe que eu o amo.” Tudo bem, tudo isso é verdade, mas você não gosta quando seu marido ou namorado se arruma de forma bonita quando vai se encontrar com você? Isso demonstra que Ele tem prazer de estar na sua companhia e quis colocar a melho roupa pra estar contigo, o amor também se externaliza e se manifesta com atos e gestos concretos, não fica só no pensamento, ou na intenção do coração, não é mesmo?

Quando amamos fazemos sacrifícios. O vestir-se bem para missa, está tão fora dos nossos hábitos que isso se torna um sacrífíco não é.

Fico imaginando Jesus, ao nos ver entrar na igreja, sabendo que escolhemos e demos o nosso melhor para estar com ele. Não importando o preço da sua roupa, mas sim o seu zelo e amor para estar com Ele. Posso ouvir Ele dizer: “Chegou a minha filha amada!”

Tenho certeza que vale a pena se vestir bem para estar com o Senhor. Espero que essa “moda” se torna verdade na vida de muitas mulheres! Sou grata ao Senhor, sou feliz por fazer parte do seu reino, fui conquistada pelo seu amor. E quero ficar linda para estar com Ele.

Com amor,

Priscila Belmont.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s