O HÁBITO DE LER E MEMORIZAR A PALAVRA DE DEUS

D695F13B-4261-405F-BD49-48E84FE767D2

“Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.” Deuteronômio 6,4-9.

Esses dias me deparei com esse versículo que já havia lido varias vezes antes e há um tempo atrás fiz um propósito de memorizar por semana ou por mês um salmo ou alguns versículos. Memorizei alguns, e já esqueci de outros. Confesso que muitas vezes não consigo dizer em voz alta um salmo inteiro, nem o magnifica eu ainda não consigo, mas eles estão guardados no meu coração. Sei onde eles ficam na bíblia. sei em que posição eles se encontram, se é no canto esquerdo, no meio, na direita da página. E rapidinho o encontro quando preciso deles.

“Guardo no fundo do meu coração a vossa palavra, para não vos ofender.” Salmo 119,11.

Eu só fui ter contato com a palavra de Deus quando eu tinha 14 anos. Já havia feito a Primeira Comunhão, já frequentava a igreja, mas não havia dentro de mim o desejo de ler a bíblia. Até porque eu não era incentivada para isso. Na minha casa ninguém lia a bíblia, pra gente isso era coisa de “crente”, quanta ignorância!!! E até então eu achava que não era importante para um católico ler a bíblia. Minha mãe foi a primeira, lá em casa, a ter o contato com a palavra de Deus através da Renovação Carismática Católica, num programa que ela ouvia pela rádio. Depois, aos 14 anos eu tive meu encontro pessoal com Jesus Cristo, fui batizado no poder do Espírito Santo e minha visão de católica e bíblia mudou completamente. E vi quanto tempo eu perdi, quantas promessas de Deus eu já poderia ter me apropriado, na minha infância mesmo. E lendo as escrituras fui percebendo que aquilo tudo era uma carta do amor de Deus por mim. Eram instruções para a minha vida. É o manual de instruções de todos os filhos de Deus.

“E vi quanto tempo eu perdi, quantas promessas de Deus eu já poderia ter me apropriado.”

Ter a palavra de Deus guardada no nosso coração e na nossa mente, é também uma arma poderosa para ser usada quando nossas mentes são atacadas pelo medo, dúvida, ansiedade, e tantos outros ataques do malígno. A palavra de Deus é feita para ser liberada, pelos nossos lábios, nas nossas orações, nas nossas adorações, nas nossas batalhas espirituais. E como vamos usá-las se não lemos a bíblia e se não a memorizarmos? Umas das coisas que aprendi, era que eu precisava ter a minha bíblia pessoal, não aquela que fica enfeitando a estante, aberta no salmo 90, não! Aprendi com o Monsenhor Jonas Abib, que a palavra de Deus precisa ser “devorada”, “comida”, “mastigada”, é preciso ter fome dela. E que eu não precisava ter medo de marcar a minha bíblia com a caneta. Sim! Sua bíblia tem que ser marcada, você pode grifar os versículos que tocou o seu coração, anotar data em que Deus falou com você através de alguma passagem da escritura. No livro A Bíblia no meu dia a dia, que eu super indico, principalmente se você ainda não tem o hábito de ler as escrituras, o monsenhor conta que uma vez perguntaram a um cristão, homem de negócios:

_ Como você pode se dar ao luxo de gastar tanto tempo com a Bíblia?

E ele respondeu:

_ O que não posso é me dar ao luxo de não gastar apenas esse tempo com a Palavra de Deus. E ninguém pode. É preciso dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Esse tempo é de Deus.

“Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.”

Uma outra coisa que se faz urgente nos nossos dias é você mãe, memorizar as escrituras para que seu filho também, com seu exemplo, possa ter essa prática. Esse trecho da escritura, me chama muito a atenção. As ordens de Deus na bíblia, quando lemos de primeira, não damos muita atenção e se bobear é a que menos as pessoas dão importância. Temos o costume de fixar os olhos somente nas promessas e deixamos as ordens passar despercebida. Imagino que no mundo em que vivemos hoje, para um pai e uma mãe fazer o Deus está pedindo nesse versículo seja quase impossível pela falta de tempo dos pais. Mas leia na tua bíblia e veja que antes o Senhor pede: OUVE, ISRAEL! ou seja PRESTA ATENÇÃO ISRAEL! Acho que se não fosse tão importante Ele não falaria dessa maneira não é mesmo. Pode ser que você ainda não tenha esse costume com seus filhos, e talvez seja até porque você mesma não tem intimidade com a palavra. Mulher, estamos vivendo num mundo perdido, tomado pelo mal, acho que está na hora de você começar a colocar em prática em quanto seu filho ainda é criança. Deus diz que é para incucar na cabeça dos filhos. Se você não ensinar aos seus filhos a palavra de Deus, o mundo vai ensinar tudo ao contrario do que Deus diz, você sabe disso não é? Quantos filhos de pessoas que frequentam a igreja desde de pequenos, mas quando entram na adolescência, não querem mais saber, e nem ouvir falar sobre Deus! Porque a escola, a história, o mundo diz que você não precisa de Deus. E os seus filhos estão no mundo e estão preferindo acreditar no que os outros dizem. Será que eles tem a palavra de Deus, os preceitos e mandamentos de Deus memorizados no coração e na mente? Temos um exemplo maravilhoso de Maria,a mãe de Jesus, quando proclamou o Magnífica (Lucas 1, 46-55), o cântico que ela disse é todo tirado do antigo testamento! Maria tinha a palavra de Deus guardada em seu coração e quando ela exultou no Espírito pode proclamar aquilo que Deus fez na vida dela usando trechos de orações feitas por outras mulheres relatadas no antigo testamento. Com certeza, ela sendo judia, havia aprendido com sua mãe Ana a memorizar as escrituras. A responsabilidade para que isso aconteça é sua mãe e pai. Talvez você possa até me julgar dizendo, mas você não tem filhos e não sabe como é difícil… Sim minhas queridas, eu sei o quanto é difícil porque eu tenho duas irmãs e cada uma com três filhos. A rotina de uma mãe não é nem um pouco fácil, mas Deus pede isso! Tenho certeza que se você pedir a ajuda do Espírito Santo que é o nosso auxiliador por excelência, Ele te dará maneiras, idéias e muita sabedoria para você conseguir!

Uma maneira muito prática que quero ensinar a vocês de memorizar a palavra é escrevendo os versículos em papéis colantes, sabe, aquele que colamos na geladeira com lembretes? Então! Compre canetas coloridas, faça do seu jeitinho, do melhor jeito que for.

Despertem Mulheres!!!!!

“Quem dera tivessem semelhante disposição em temer-me e em guardar os meus mandamentos todos os dias, a fim de serem felizes para sempre, eles e seus filhos!” Deuteronômio 5,29.

Com amor,

Priscila.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s