Teresa D’Ávila – Uma guerreira na oração e o desejo pela perfeição

Mística e reformadora Santa Teresa de Ávila, teve o coração, mente e alma absorvidos por tudo o que é divino e seu maior desejo era estar com seu esposo, Cristo, no céu. Este profundo desejo de estar em União com o seu Esposo, alimentou a sua paixão para ser uma testemunha viva no mundo e para exortar os outros a viver uma vida de maior perfeição.

Santa Teresa de Ávila e a reforma

Nascido em Ávila, Espanha, em 1515, ela entrou no convento Carmelita da encarnação em Ávila, quando ela tinha vinte anos de idade. Ela percebeu que sua comunidade estava falhando com zelo em viver os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.

Com seu coração zeloso, ela, juntamente com seu bom amigo São João da Cruz, iniciou uma reforma. Apesar das muitas oposições que ela enfrentou, seus esforços deu frutos. Durante sua vida, ela fundou dezessete conventos que mais fielmente viveu esses conselhos. Ela foi canonizada Santa apenas 40 anos após sua morte. Em 1970, ela foi proclamada uma das primeiras doutoras da igreja.

O castelo interior

A obra mais famosa de Santa Teresa é o Castelo Interior. Seus escritos neste livro nos dão um vislumbre de sua vida espiritual. Nela, Teresa usa o exemplo de um castelo com sete salas para refletir sete estágios da jornada espiritual. Estas etapas nos trazem, no final, à União com Deus. Ela escreve:

Pensei na alma como se assemelhando a um castelo, formado por um único diamante ou um cristal muito transparente e contendo muitos quartos, assim como no céu há muitas mansões.

Algumas de nós podem se considerar perfeccionistas. Mas o que estamos fazendo para a perfeição da nossa vida cristã? Há muito tempo, muitas pessoas acreditavam que nem todos os cristãos eram chamados para uma vida de perfeição. Eles estavam com a impressão de que se não fosse um religioso consagrado, então não se poderia esperar ter a vida de oração ou de perfeição que Santa Teresa de Ávila falou. Este tipo de pensamento pode ser perigoso, e muitas vezes, ele passa pela nossa mente. Não é? Nas palavras do famoso treinador de futebol, Vince Lombardi, “… se perseguimos a perfeição, podemos chegar a excelência.”

O CAMINHO DA PERFEIÇÃO

O caminho de Santa Teresa para a perfeição centra-se nos diferentes níveis de oração. Deus quer ampliar nosso coração para que ele possa entrar mais plenamente nele. À medida que permanecemos com Deus em oração, e continuamos a aumentar o nosso desejo por ele, ele não pode deixar de purificar o nosso coração e purificá-lo, a fim de dar espaço para ele preenchê-lo a uma capacidade ainda maior.

GUERREIRAS DE ORAÇÃO 

Santa Teresa vive num tempo de tumulto para a Igreja, como os atuais.

O que Teresa faz para ajudar a Igreja? Diante da situação do mundo, ela num carmelo paupérrimo, vivendo de esmolas e preocupada com o futuro da Igreja, diz:

Sendo mulher e ruim, senti-me incapaz de trabalhar como desejava para a glória de Deus. Tendo o Senhor tantos inimigos e tão poucos amigos, toda a minha ânsia era, e ainda é, que ao menos estes fossem bons. [3]

Ela sabia que nada podia e nada valia diante da situação do mundo. E tinha noção do que significava a “vida eterna”, por isso pensava na salvação das almas.

Determinei-me então a fazer este pouquinho a meu alcance, que é seguir os conselhos evangélicos com toda a perfeição possível e procurar que estas poucas irmãs aqui enclausuradas fizessem o mesmo. [4]

Teresa chegou à conclusão que para salvar a Igreja deveria ser santa, seguindo os conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade) com toda a perfeição possível.

Mas achei necessário fazer como em tempo de guerra, quando o inimigo invade uma região. O soberano, em apuros, se recolhe a uma cidade, que fortifica muito bem. Dali sai para atacar os adversários. Os da cidadela são gente tão escolhida que podem mais, eles sozinhos, que muitos soldados, se estes são covardes. Desta maneira muitas vezes conseguem a vitória. Se não ganham, ao menos não são vencidos, porque, não havendo traidores, ninguém os sujeita, a não ser pela fome. Em nosso caso não há fome que nos obrigue a nos render. A morrer sim, não a cair vencidas. [5]

Ela compara as carmelitas a guerreiras, soldados defendendo um castelo. Teresa tem certeza de que sua oração é apostólica, move o mundo. E ela pode sustentar os grandes homens da época na defesa da fé.

Já que de nada valemos – nem pra um, nem pra outro – na defesa do nosso Rei, procuremos ser tais que nossas orações possam ajudar a esses servos de Deus que à custa de tantos esforços se consolidaram com a ciência e a santa vida e se empenham agora em combater pelo Senhor. [6]

Com as irmãs enclausuradas, portanto, iriam guerrear por Cristo. Tinham convicção de que a oração não é um mero passatempo, mas algo salvífico para a Igreja e para elas próprias. A oração de uma carmelita é capaz de converter um país.

O apelo universal à santidade

Todos os cristãos são para orientar suas vidas de tal maneira que conduz à perfeição. Como Jesus disse em Mateus 5:48, “você, portanto, deve ser perfeito, como seu pai celestial é perfeito.” Jesus não nos chamaria para algo inalcançável!

Quando participamos na plenitude da vida cristã e aprendemos a crescer em perfeita caridade, seremos capazes de ser um fermento no mundo. Na Lumen Gentium está escrito: “é, portanto, bastante claro que todos os cristãos em qualquer estado ou caminhada da vida são chamados para a plenitude da vida cristã e para a perfeição do amor… as formas e tarefas da vida são muitos, mas a santidade é uma só.”

Fonte: https://blessedisshe.net/the-blog/teresa-avila-mystic-reformer/

https://padrepauloricardo.org/aulas/introducao-ao-caminho-de-perfeicao

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s