Ele não resiste quando encontra um coração humilde

Ontem, foi o dia em que celebramos a Anunciação do Senhor e o evangelho lido na missa foi o de Lucas 26 que conta quando o anjo Gabriel foi enviado para falar com Maria e duas coisas me impressionam nesse capítulo e quero partilhar isso com vocês porque tem me abençoado e eu sei que irá também abençoar a sua vida.

FAÇA-SE EM MIM A TUA VONTADE

Todas nós temos sonhos, planos, metas, algumas tem até agendas planejadas para o ano inteiro, e isso é normal e importante! Mas e se Deus quisesse mudar os seus planos? Aquele plano importantíssimo que pra você seria o motivo da sua felicidade? Isso aconteceu com a Virgem Maria, e a resposta dela, após o anjo lhe dar pequenos detalhes foi “Faça-se em mim a tua vontade.”

Maria tinha planos com José, como qualquer outra jovem prometida em casamento. Ela estava vivendo naquela vila chamada Nazaré e tudo ia bem, sua vida estava de certa maneira fluindo como o das outras mulheres… casamento, filhos. Sabe minhas irmãs, as vezes, acontecem situações na nossa vida que não estavam nos nossos planos não é verdade. As vezes as coisas demoram a se realizar. Nem tudo sai como planejamos, e a vida é assim mesmo. Ou por culpa nossa, ou por culpa de terceiros, mas você pode ter certeza que na maioria das vezes foram nossas escolhas erradas e independentes de Deus que nos levaram a experimentar as frustrações e as ansiedades na vida. Maria naquela hora renunciou aos seus sonhos e planos para viver os planos de Deus. Ela disse sim às suas promessas.

Uma pergunta que eu sempre faço a Deus, nas minhas orações ou quando estou comungando o seu corpo é: Senhor qual o teu proposito pra mim e depois dessa pergunta eu sempre digo: Senhor sonda o meu coração e vê se eu estou no caminho errado e me guia pelo caminho certo! ( aprendi com o Davi) porque minhas irmãs uma coisa eu tenho certeza, depois de todas as escolhas que eu fiz sem Deus, eu não quero estar fora da vontade de Deus. Não queira estar fora da vontade de Deus! Não vale a pena! E você pode estar se perguntando como saber se isso ou aquilo é da vontade de Deus? Muito simples, mas também nem um pouco fácil, mas é o que trará benção para você: obedecer a palavra de Deus. A Bíblia! Como Maria, obedecer. E obedecer exige renúncia. Renuncia de si mesmo, renuncia dos seus achismos, renuncia de seus conceitos e pré-conceitos, renuncia de realidades já existentes em sua vida como um namoro, um noivado, um emprego, uma faculdade ou até mesmo uma amizade, ou seja, obedecer exige renunciar aquilo que está te levando ao pecado e para longe da vontade de Deus. Ou seja o FAÇA-SE de Maria, também é um convite pra mim e pra você. Mas só é capaz de aceitar a vontade de Deus e obedecê-lo quem tem um coração humilde…

2ª PORQUE ELE OLHOU PARA A HUMILDADE DE SUA SERVA

Dentre tantas jovens, ela, Maria, foi escolhida. O anjo quando a encontra exclama : Ave Cheia de Graça, no grego a expressão é “Kecharitomene”, ou seja plea da graça, repleta, cumulada de graça. A expressão “Ave, naquela época, era usada somente para saudar os poderosos como o Imperador Romano, e é essa expressão que o anjo usa de forma espantosa ao se deparar com uma jovem com um coração tão humilde e que amava tanto o Senhor mais do que ele mesmo. Maria conhecia as escrituras, ela amava o Senhor, ela sabia que um coração contrito e rendido era o que agradava a Deus, o rei Davi escreve muito sobre isso porque ele experimentou, ele viveu essa verdade na sua própria carne, afinal ele é o autor do salmo 50. Com certeza Maria tinha as escrituras guardadas em seu coração, tanto que no seu Magnifica ela vai cantar: ” A minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador. Porque ele olhou para a humildade (pequenez) de sua serva.” A humildade de Maria atraiu o olhar de Deus! Davi já dizia: ” Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezas ó Deus, um coração contrito e humilhado.” Na carta de Tiago também fala sobre isso: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. Um coração cheio de si, inflado pelo ego, soberbo, orgulhoso, que se acha o dono da verdade, arrogante, não consegue obedecer a palavra de Deus porque não é humilde. Por causa do pecado original nós somos tudo isso, mas a graça de Deus, no batismo, o Espírito Santo habitando em nós nos dá a graça de sermos transformados a cada dia. Eu por vezes sou assim, e preciso lutar contra a mulher velha que todos os dias se levanta para guerrear com a mulher nova. Minhas irmãs, todos os dias! E Deus tem me dado a graça de experimentar esse reconhecimento da minha miséria todos os dias em minhas orações. O Espírito Santo tem me ensinado a reconhecer onde eu estaria senão fosse o Senhor na minha vida. Maria, minha mãe tem me moldado para me tornar como Jesus e a fazer a vontade Dele em tudo porque Ele me ama.

A humildade minhas irmãs é a chave que abre os céus para que nossas orações, louvores e adoração cheguem até o trono de Deus como um perfume suave! Isso atrai o coração de Deus! O reconhecimento da Sua grandeza diante da nossa pequenez. Como tem sido a sua oração ultimamente? Você ama a Deus por todas as coisas que Ele já fez por você, ou você o ama por aquilo que Ele é e porque Ele te amou primeiro se entregando numa cruz? Quanto mais conhecemos a Deus, mais o amamos, e mais o desejamos, e mais queremos estar com ele e fazer a vontade Dele. E quanto mais estamos mergulhados nesse amor, mais a nossa miséria se evidencia e o nosso coração vai se tornando mais contrito e humilhado, que se reconhece pecador e dependente da misericórdia e do perdão de Deus. Um coração humilde e que ama o Senhor sabe que precisa parar para estar a sós com o Amado.

Tenho certeza que o Espírito Santo já está te incomodando e te convidando a oração. Não perca tempo minhas irmãs. Deus é nosso Pai, e nos espera a todo o momento para revelar o seu amor e nos guiar na direção certa. Ele tem pra mim e pra você um futuro certo, um projeto de felicidade. Um caminho de vitória. Deus tem promessas para nós. Basta somente que a gente diga sim a sua vontade, que é a sua Palavra. Peça o Espírito Santo para lhe ajudar nesse caminho. Invoque-o! diga Vem Espírito Santo, e com a ajuda da Virgem Maria que soube em tudo obedecer a Deus, ela sabe como te guiar e até mesmo te moldar para que você se torne aquilo que Deus sempre sonhou.

Deixo pra vocês uma citação do livro “O TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA” de São Luíz Maria Grignion de Montfort.

“Nossa Senhora formou Jesus Cristo, o Chefe dos predestinados, e ela também deve “formar os membros desse Chefe, que são os verdadeiros cristãos; pois uma mãe não forma a cabeça sem os membros, nem os membros sem a cabeça”. Se queremos ser membros de Jesus Cristo, cheios de graça e de verdade, devemos ser formados em Maria, por meio da graça que nela habita em toda a plenitude. Maria é o molde vivo de Deus e dos santos. A Mãe da Igreja é chamada por Santo Agostinho, e é em verdade, o molde vivo de Deus. Pois, “foi nela somente que Deus feito homem foi formado ao natural, sem que lhe falte nenhum traço da Divindade; e é também somente nela que o homem pode ser formado em Deus ao natural, tanto quanto a natureza humana é disso capaz, pela graça de Jesus Cristo”.

Com amor,

Priscila.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s